Notícias

Governo apresenta os contemplados pelo Bolsa Atleta Capixaba


    (19/08/11)  

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), apresentou na noite desta quinta-feira (18) os contemplados pelo programa de incentivo a atletas e para-atletas de alto rendimento do Estado, o Bolsa Atleta Capixaba. A cerimônia foi presidida pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário Vandinho Leite.

Além de dirigentes esportivos, familiares e autoridades políticas, secretários de Estado, prefeitos, estavam presentes no evento quase todos os atletas e para-atletas contemplados, que foram homenageados pelo governador e também pelo secretário.

Em seu discurso, o governador Casagrande lembrou quando os atletas capixabas lutavam sozinhos para conseguir patrocínios e apoios para garantir viagens e participações em campeonatos nacionais e internacionais.

“Muitas vezes recebi em meu gabinete, quando era deputado federal e senador, atletas que não tinham nenhuma perspectiva, que não tinham condições de viajar, de competir, de representar o Espírito Santo nas competições. Agora, estamos orgulhosos de ver que a cada ano, nossa política de incentivo ao esporte está se fortalecendo e nossas conquistas aumentando”, afirmou o governador.

Romero Mendonça/Secom
O governador convidou os atletas capixabas para participarem dos projetos de inclusão social Programa Estado Presente.
O governador convidou os atletas capixabas para participarem dos projetos de inclusão social Programa Estado Presente.
Casagrande pediu a dedicação dos atletas capixabas na divulgação do nome e da imagem do Espírito Santo no cenário nacional e internacional, e apontou os atletas como verdadeiros embaixadores capixabas.

“Nosso Estado tem potencial, mas acaba não sendo tão conhecido pelo povo brasileiro. E vocês são os nossos embaixadores. São aqueles que levam sempre nossas belezas, nossa cultura e nossos potenciais pelo mundo. E estamos fortalecendo esse orgulho e motivação de ser capixaba com as nossas políticas públicas de incentivo ao esporte. Porque se existe uma pasta com grande potencial, é a do Esporte, que gera oportunidades, qualidade de vida e oferece inclusão social aos capixabas de qualquer condição social, de qualquer parte do nosso Estado”, disse.


Para concluir, o governador convidou os atletas capixabas para participarem dos projetos de inclusão social que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e que fazem parte do Programa Estado Presente.

“Dentro do Programa Estado Presente estamos desenvolvendo o Projeto Esporte Pela Paz, que passará a oferecer ainda mais oportunidades para que nossas crianças e adolescentes pratiquem esportes e se afastem da violência e da criminalidade. E precisamos do envolvimento de vocês atletas e para-atletas do Espírito Santo. Precisamos que vocês continuem sendo ótimas referências para nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Emocionado com a quantidade de atletas e para-atletas presentes no evento, o secretário Vandinho Leite afirmou que os atletas são o “orgulho do Espírito Santo e de todos nós capixabas. E isso se resume no empenho do Governo em desenvolver políticas de incentivo ao esporte, seja ele de inclusão, de formação ou de alto rendimento. Prova disso, estão nos números do Bolsa Atleta Capixaba. Em 2010 foram 55 contemplados, mas neste ano estamos adotando 100 atletas e para-atletas. Porque era inadmissível ver que as nossas maiores referências do esporte passando por dificuldades para competir e até mesmo viajar. Acreditamos nas conquistas de cada um de vocês. Conquistas essas que estão se multiplicando com nossa ajuda e que nos faz muito orgulhosos”, afirmou.

Vandinho ainda revelou que novos investimentos serão realizados pelo Governo do Espírito Santo para formação de novos atletas e cidadãos. “Temos orgulho de afirmar e revelar aqui, que teremos o primeiro Centro Olímpico de formação de novos atletas do Brasil, em parceria com o Ministério do Esporte. Serão mais de 16 milhões em investimentos durante cinco anos. Esse investimento fará do esporte capixaba cada vez maior e mais forte, porque crescer é com agente”, finalizou.

Luciano do Nascimento, atleta do kickboxing, exaltou a importância do Bolsa Atleta na sua preparação para as competições “Com o benefício poderei competir o Mundial e o Sul-americano, aproveitando a minha boa fase para trazer mais conquistas para o nosso esporte e para o nosso Estado”, pontuou.

O atleta do voo livre Frank Brown enfatizou o reflexo que o atleta de alto rendimento dá para a sociedade “Os campeões acabam virando referências para os jovens, que passam a ver o esporte como uma oportunidade”, analisou Frank. Ele, que continuará recebendo o benefício pelo segundo ano seguido já traça suas metas para o restante da temporada, que por sinal é a realização de um sonho: “todo atleta sonha em ser campeão mundial” completa.

Os lutadores Paulo Agrizzi e Thiago Oliveira do jiu-jitsu consideram o Bolsa Atleta um auxílio fundamental para conquistar bons resultados em competições, sejam elas de nível estadual, nacional ou internacional.

“O programa nos ajuda nas viagens, treinamentos, alimentações e nas inscrições. Nos dá comodidade para focar nos treinos e tranquilidade porque sabemos que vamos competir porque contamos com o auxilio do Governo do Estado”, frisa Thiago.

Paulo e Thiago conquistaram o terceiro lugar no último mundial em suas respectivas categorias e vão tentar buscar novos títulos para o Espírito Santo. O discurso de Thiago Oliveira e de Paulo Agrizzi se mistura com o da carateca Claudina Aguiar.

A jovem revelação do karatê capixaba vê no Bolsa Atleta a oportunidade de conquistar uma medalha no Pan-americanos da modalidade, que será disputado em Fortaleza (CE), além do mundial que será realizado na Malásia.

Uma das beneficiadas no ano passado e que continuará recebendo o benefício em 2011 é a pentacampeã mundial de bodyboarding, Neymara Carvalho. A Pequena Notável, como é carinhosamente conhecida, aponta o Bolsa Atleta Capixaba como uma valorização pelo que ela representa para o esporte capixaba, assim como outros atletas representam para as suas modalidades. “O objetivo do ano é o hexacampeonato e, com a ajuda do Governo, vamos tentar conquistá-lo e dividir com o povo capixaba que sempre está na torcida por nós”, resumiu.

Na Categoria Estudantil do programa, os meninos Júlio Cezar Oliveira de Jesus, Erivan Constantino Rocha e Talisson da Silva Guimarães, da Luta Olímpica, mostram a capacidade de inclusão promovida pelo esporte.

O treinador e também bolsista Bruno de Paula destaca como o esporte tem papel fundamental na formação deles. “O esporte é um sopro de esperança na vida deles. Eles possuem uma história de vida muito comovente e passam por situação financeira complicada e o dinheiro da Bolsa Atleta os ajuda demais”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport