Notícias

5 dicas rápidas para cuidar bem do seu kimono


    (31/03/16)  



1. Nunca guarde seu kimono suado

Ao guardar o seu kimono de jiu jitsu sujo ele pode ser danificado, uma vez que o suor é ácido e corrosivo. Além disso ao deixar o seu kimono largado em algum canto (ou dentro da mochila) ele certamente irá virar depósito de bactérias, algumas delas podem não sair sequer com a lavagem convencional e deixar o seu kimono com mau cheiro toda vez que você começar a suar.

2. Não utilize cloro ou alvejante no seu kimono

Nunca, em hipótese nenhuma utilize alvejantes, cloro ou similares, o tecido do seu kimono, o uso destes produtos faz com que o tecido do kimono perca a resistência, enfraquecendo as fibras e deixando o kimono suscetível a rasgos, diminuindo assim a sua durabilidade.

3. Utilize agua fria e evite secadora

Hoje em dia a maioria dos kimonos de jiu jitsu já são produzidos com tecidos pré-encolhidos, porém a utilização de água quente ou de secagem do kimono em máquinas, podem provocar um encolhimento ainda maior e indesejado.

4. Lave seu kimono do avesso

Ao lavar o seu kimono do avesso para preservar melhor os seus patches, porém se você não tiver seguido a dica número 1 e o seu kimono estiver muito sujo, lave dos 2 lados para garantir que a lapela não fique com mau cheiro.

5. Como colocar patches

Sempre costure o seu patch, além de mais seguro e esteticamente mais bonito, não agride e nem estraga o tecido. Nunca utilize cola para fixar os patches, salvo patches autocolantes que são feitos com material que não agride o kimono.

Dica: Mesmo tendo patches autocolantes, faça um reforço extra e costure o seu patch, desta forma você garante que ele não vai ficar soltando as pontas.



Fonte: Aprenda Jiu Jitsu