Notícias

Benefícios do treino específico para a coluna


    (19/09/11)  

FOTO: DIVULGAÇÃO TATAME

Uma boa postura é essencial na economia de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protege a coluna vertebral contra traumas.

 Os desvios posturais, tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, quadris, joelhos e pés.

 Manter posturas por tempo prolongado, como no nosso cotidiano, pode ocasionar enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos, principalmente da região posterior, gerando muitas vezes lombalgia. Esta última é a segunda maior causa de visitações ao clínico geral no Brasil.

 O treinamento específico melhora o equilíbrio estático e dinâmico; a eficiência dos movimentos; a postura; a propriocepção e a estabilidade da coluna vertebral.

 O número de desvios posturais e de hérnias discais é impressionante e bem frequente nesse esporte, o que ressalta ainda mais a importância do trabalho multidisciplinar entre preparadores físicos e fisioterapeutas. 

 Em inúmeras ações explosivas o primeiro músculo a ser utilizado é o transverso abdominal. 

 Uma coluna bem posturada, um Core bem desenvolvido e a musculatura lombar bem fortalecida podem prevenir inúmeras lesões, além de proporcionar um melhor desempenho em absorção de impacto, estabilização do oponente.

 

Um trabalho de base acompanhado de um preventivo, se necessário, auxiliariam muito os lutadores de MMA pois muitas vezes disputam eventos importantes sem atingir 100% do preparo ideal. 

 

* Por Diogo L. de Souza

Formado em Educação Física pela UNISA, pós-graduado em reabilitação cardíaca e casos especiais pela Universidade Gama Filho

Faixa-preta de BKenpo, faixa-azul de Jiu-Jitsu

Preparador físico credenciado pelo Conselho Nacional de Boxe, gerentee carreira de lutadores de MMA, colaborador sobre temas de preparação física do site dos irmãos Nogueira, Leandro Paiva, BKenpo e outros, além de ser um dos idealizadores do Team Nogueira Camp 2001 by Coach

coachdiogomma.com 

[email protected]

[email protected]


Fonte: TATAME