Notícias

Entenda um pouco mais sobre a Luta Olímpica


    (09/08/12)  

by CBLA.



O “suplê” é uma das técnicas utilizadas nos combates da Luta Olímpica.

Com exceção ao atletismo, a Luta Olímpica é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.

Foi introduzido nas antigas Olimpíadas em 708 AC. Pouco depois da data histórica do início dos Jogos Olímpicos, em 776 AC. A Luta Olímpica antecede, historicamente, os Jogos Olímpicos desta época. Existem desenhos de lutadores nas cavernas de Sumero-Akkadian, datados de 3.000 DC. No Egito, também existem estes tipos de desenhos, de 2.400 DC.

A Luta Olímpica é um esporte de combate com golpes de grande plasticidade, uso de muita força e técnicas velozes. Os Atletas são extremamente bem preparados fisicamente para aguentar um ritmo intenso de combate.

A modalidade é dividida em dois estilos: Greco romano, somente masculino, e o Livre, masculino e feminino.

Em Jogos Olímpicos são disputadas 18 categorias de peso: 7 no estilo Greco romano (55 Kg, 60 Kg, 66 Kg, 74 Kg, 84 Kg, 96 Kg e 120 Kg), 7 no estilo Livre masculino (55 Kg, 60 Kg, 66 Kg, 74 Kg, 84 Kg, 96 Kg e 120 Kg) e 4 no estilo Livre feminino (48 Kg, 55 Kg, 63 Kg e 72 Kg).

Ao todo são 18 medalhas de ouro em jogo, 72 no total.

A luta se desenrola em uma melhor de três rounds de 2 minutos cada e o objetivo principal é dominar o adversário de costas no chão, o chamado “touch”. Além do encostamento são contadas outras pontuações, como: derrubar ( 3 a 5 pontos), tirar o adversário do círculo (1 ponto), pegar as costas do adversário (1 ponto), expor, sem chegar a encostar totalmente, as costas do adversário ao solo (2 pontos).

Algumas observações:

* No estilo Greco romano, os atletas não podem utilizar as pernas para atacar nem para defender. As pegadas estão limitadas somente acima da linha da cintura; Se ao final de 1:30 min não houver pontos marcados, um dos lutadores por vez vai ao solo na posição chamada de “clinch”.

* No estilo Livre, as pegadas não têm muitos limites, com tanto que não sejam perigosas, e podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo.

* Rússia e os países do leste europeu são os favoritos. No feminino, Japão, EUA, Suécia e Canadá são os destaques.

* O Brasil já foi representado em Jogos Olímpicos pelos atletas: Roberto Leitão (Seoul – 1988 e Barcelona – 1992), Floriano Spiess (Barcelona – 1992), Antoine Jaoude (Atenas – 2004) e Rosângela Conceição (Pequim – 2008).

* Em Londres – 2012, o Brasil foi representado pela atleta Joice Silva na categoria 55 Kg do estilo Livre feminino. A estreia dela está foi no dia 09/08; maiores informações sobre a trajetória dessa atleta em www.cbla.com.br


Fonte: CBLA