Notícias

Olimpíadas Escolares 2012


    (10/09/12)  

Medalhistas dLuta olímpica nas Olimpíadas Escolares

by cbla

Estreante das Olimpíadas Escolares 2012, etapa de 12 a 14 anos, as primeiras competições da luta olímpica foram realizadas na tarde desta sexta-feira, 7, no Ginásio de Esportes Moleque César, em Poços de Caldas. Na final da categoria médio, a representante de São Paulo, Larissa Pimenta, venceu Izabelly Jonas, do Espírito Santo. Na categoria pesado, Amazonas levou a melhor sobre São Paulo, com o ouro de Bianca Melo e a prata de Beatriz Andrade. No peso leve, Ermeralda Silva, do Amazonas, ficou com o topo do pódio, seguido por Natália Carvalho, do Distrito Federal.

A paulista Larissa, medalha de ouro na categoria médio, comemorou o resultado e contou que sua atuação na luta olímpica teve início por influência do judô. “Os dois têm golpes muito parecidos. Lutei judô por um tempo e depois me encaminharam à luta olímpica. Estou muito feliz com meu desempenho”, comentou.

O Embaixador Antoine Jaoude compareceu ao ginásio para acompanhar os combates femininos. Jaoude disse ter se surpreendido com o nível técnico das atletas. “Estou vendo vários futuros talentos. Assisti a algumas disputas e posso garantir que desse campeonato sairão futuros campeões olímpicos. O resultado futuro será muito bom para a modalidade”, revelou.

A luta olímpica ainda aparece tímida entre as delegações. Nem todos os estados enviaram representantes para as competições das Olimpíadas Escolares. Mas de acordo com Antoine Jaoude, essa situação deve começar a mudar. “Com a entrada da luta na competição, a tendência é que a divulgação seja maior e traga novos competidores”, destacou.

Caminhando nesse rumo, está o árbitro e ex-atleta de luta olímpica Flávio Cabral Neves, que desenvolve um projeto no Instituto de Ensino Ismael Coutinho, em Niterói. Cabral organizou um grupo de crianças e oferece treinos gratuitos. “O fato de a luta olímpica ter entrado para as Olimpíadas Escolares aumentou muito a procura pela modalidade. Em grandes competições, os vencedores são atletas muito jovens, com 22, 23 anos. Começar a treinar esses alunos na faixa dos 12 anos é uma forma de termos representantes de peso em futuros eventos olímpicos e mundiais”, declarou.

Para Antoine Jaoude, as OEs devem incentivar a criação de centros de formação de lutadores. Segundo Jaoude a luta olímpica está crescendo muito no Brasil, graças a divulgação da modalidade nos Jogos Olímpicos, mas o trabalho com os lutadores deve começar cedo. “Na Rússia e nos Estados Unidos, as crianças começam a treinar com 8 anos. E há muito tempo fazem esse trabalho de base. Com isso sendo feito Brasil, acredito que também poderemos ser uma potência olímpica”, finalizou.


Os medalhistas do Espírito Santo na Luta Olímpica foram os atletas Erivan Constantino Rocha - medalha de bronze e Izabelly Pereira Plaster Jonas - medalha de prata.  

 


Fonte: CBLA